Querida Giovanna,
Começo essa cartinha muito feliz pois estamos comemorando meio ano de muita felicidade ao seu lado. Você está completando 6 meses, ou seja, hoje celebramos seu "meioversário". Eu e papai estamos muito muito felizes!
E olha filha... é impressionante como muita coisa acontece no pequeno espaço de 1 mês... quer um exemplo? você descobriu os barulhos. Um belo dia eu e seu pai estávamos brincando com você quando você começou a sacudir os seus brinquedos para ouvir o som. O mais engraçado é que você chacoalha os brinquedos forte e bate em quem estiver por perto. Eu, por exemplo, já levei um dragãozinho verde na cabeça e seu pai um chocalho de bolinhas... Mas é muito legal ver como você se interessa pelos barulhos e prefere os brinquedos barulhentos pra poder sacudir um pouco antes de colocar na boca!
E você continua fascinada pelos pés. Já coloca os pés na boca. Mas definitivamente você detesta usar sapatos. Faz de tudo para tirar... Esfrega os pés, puxa, bate... Odeia as meias. Odeia cobertas tapando seus pés... E eu me pego pensando que vai chegar o dia em que voce vai querer ter muitos sapatos e aí vai ler essa cartinha e ver que nem sempre foi assim. :)
E você aprendeu a sentar. Já sabe até dar impulso pra frente quando está sentada pra pegar um brinquedo e se sustenta pra voltar pra posição correta quando alcança o brinquedo.
E, embora não tenha nenhum interesse em rolar (e começo a crer que você vai pular essa etapa), já se vira de barriga pra cima quando te colocamos de bruços. Mas você ainda nào gosta muito de ficar de bruços. E você, quando de bruços em uma superfície firme, aprendeu a se arrastar pra alcançar os brinquedos. Ë bem engraçado filha… você bota o bumbum lá pra cima apoiado nas pernas e se arrasta. Não posso dizer que você tenta engatinhar. Você meio que se minhoca até o ponto que quer ir. Uma graça!
Mas sabe pipoca... as mudanças mais marcantes desse mês são outras. Pra começar no quesito da fala: você está emitindo sons bem mais complexos.. Já soltou sílabas isoladas tentando imitar o que dizemos. Até agora consegue dizer os já tradicionais "gá" e "gu" (que você já fazia) e mais outros tantos sons novos: "bu", "ba", "gui", "gue", "bé", "au", "ai". Também vibra a língua e consegue fazer uns "grrrr" e "blllll" bem gostosinhos de ouvir.
Faz "cuspe" com a boca soprando baba e tenta imitar as pessoas. Quando botamos a língua você faz o mesmo. Quando falamos sílabas bem devagar você presta atenção e tenta imitar com a boca (muito embora ainda não consiga reproduzir a maioria dos sons). E aprendeu a fazer "polenta" na gente (e faz bem direitinho)
Filha querida.. Você também anda extremamente curiosa. Tudo quer pegar, tudo quer ver e conhecer. Pra mamar eu preciso ficar sozinha com você num ambiente. Se tiver TV ligada ou pessoas conversando você precisa se virar pra ver. Parece que não pode perder nada de nada. Mas isso não é ruim filha. Pelo contrário: é muito natural já que você está crescendo e aprendendo a cada dia. Enquanto está mamando fica puxando a minha correntinha (daqui uns dias vou ter que tirar). Ou fica procurando algo pra fuçar com os pés. Aliás… puxar é contigo mesmo, né filhota? Cabelos são seus favoritos (e eu tenho que estar SEMPRE com eles presos). Depois tem os meus brincos (já estou andando sem), suas roupas… no trocador tem que puxar a fralda, roubar a bisnaga da pomada… não pode ver nada que já quer puxar...
Como já mostrava sinais de estar pronta pra comer a pediatra pediu para começarmos no suco de laranja e na fruta semana passada. E você adorou tudo desde o primeiro dia! Nem cara feia fez! Direto já comeu meia banana e tomou todo o suco de uma laranja. Mamão parece ser o seu favorito por enquanto. Adorou (e eu tive ciúmes de uma fatia de mamão sabia filha?). Por enquanto esses foram os únicos sabores novos que você provou. Vamos ver como se segue essa sua exploração do mundo dos sabores. (Vai começar com sopa de carne, arroz, batata e cenoura no almoço daqui três dias). Toma suco no copo de treinamento ou na mamadeira e já consegue tomar com ambos sozinha - a gente só precisa entregar a mamadeira ou o copo na mão e você sabe bem o que fazer com eles ;D
Passou seu primeiro ano novo e não teve medo dos fogos. Simplesmente dormiu. Tomou banho de piscina "toda-toda" com biquini e curtiu demais (e tem sido assim direto agora no calor). Anda amando brincar de esconder (cadê mamãe, cadê papai). Adora quando cantamos o "parabéns pra você" e tenta bater palmas (mas ainda não consegue). Ama a música do "sapo não lava o pé". Está aprendendo a fazer beijinho. Já usa os dedos pra fazer pinça bem direitinho e consegue pegar objetos.
Pegou uma mania que mamãe odeia muito… quer dormir com o paninho. Aos poucos estou tirando essa sua mania pois você não precisa disso, filha! Afinal, dormir com paninho é perigoso. Perdeu muito da sua necessidade de sucção não nutritiva pois já não pede mais a chupeta de dia. Agora só a quer para dormir.
Seus olhos são sua característica mais marcante. Continuam azuis meio acinzentados. E você continua bem loirinha. Você está com 71cm e 8.350g.
E quer saber uma coisa muito linda que você faz? Quando papai chega do trabalho você parece que vai sair voando… bate os bracinhos e as pernas com muita força pra chamar atenção. E nem preciso te contar, né? Teu papai fica um baita bobalhão!
"T'es notre plus beau des cadeaux"
Te amo!
Mamãe Michelle
30/01/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário