quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Carta para Giovanna - 5 meses


Querida Giovanna,

Dia 30 de Dezembro você completou 5 meses de vida. Pois é… um mês já se passou desde a última carta que mamãe escreveu pra você. E foi um mês recheado de acontecimentos. Pra começar: dia 30 você fez mesversário e completou 5 meses e dia 31 o ano de 2012 terminou e começou o de 2013. E, nesse dia de virada do ano, todas as (talvez eu deva dizer "a maioria das") famílias no mundo todo fazem festa pra comemorar um novo ciclo que se inicia com novas oportunidades.

Mas sabe pipoca? Pra mim e para seu pai o dia 30 foi mais importante que o dia 31. Claro, comemoramos junto com todo mundo mas o ano de 2012 (esse que terminou) foi um ano de deixar saudades. Afinal, foi o ano em que você deixou de morar na barriga da mamãe e veio pro lado de fora curtir essa coisa louca que se chama vida "fora do útero". E nós só temos a agradecer por isso. 

Quando você morava na barriga da mamãe era uma delícia. Mamãe podia sentir os chutes e ouvir o coração e saber que eu e você tínhamos uma ligação única onde poucos podiam interferir. Agora ainda temos uma ligação única (e é uma delícia de um modo diferente) mas eu tenho que te dividir com muita gente. E eu confesso: queria você só pra mim o tempo todo. 

E durante o mês que passou você cresceu mais um pouquinho. No começo do mês tivemos uns probleminhas na amamentação que deixaram mamãe louca. Você resolveu que queria mamar em apenas 8 minutos (as vezes apenas 5 minutos). E que queria mamar a cada 4 horas (ou 3horas e meia)  e não mais a cada 2h e meia… mamãe ficou maluca pensando que você estava doente ou se alimentando mal.  É, filha, o momento do desmame acho que será mais sofrido pra mim do que pra você.  Sabe o motivo? Esse ainda é o nosso momento só meu e seu. E mais ninguém deve interferir. É onde eu me lembro dos dias na incubadora onde só podíamos te tirar dela pra amamentar e arrotar. E íamos pra casa dormir sem você conosco. Acho que meu psicológico ainda precisa desse momento só nosso… 

Tia Simone (tua pediatra) ficou acompanhando de pertinho quando contei tudo isso pra ela meio que chorando as pitangas. Na consulta dos 5 meses (que aconteceu hoje com 5 meses e 4 dias), você estava pesando 7.920g e medindo 68cm. Isso significa que você cresceu 2cm e engordou 745g desde o último mês. Tudo correndo perfeitamente bem para alívio da sua mamãe maluca! Continua mamando exclusivamente leite materno mas a grande mudança é que passou a ter interesse na comida dos adultos. Sim... agora você quer sentar no colo e faz manha até que a gente te dê uma colherzinha pra você brincar de comer. Mas calma filha... a pediatra ja passou a dieta para os 6 meses que começaremos depois do dia 20 desse mês - quando faltar uns 10 dias pro mesversário de 6 meses.

Fora isso muita coisa legal aconteceu nesse mês. Você curtiu seu primeiro Natal e conheceu o Papai Noel. Não teve medo! No começo do mês você também conheceu a praia e molhou os pézinhos na água. A mamãe estava com medo que você ia se assustar com o mar e chorar... mas não. Você parece ter gostado. Não sei se você entendeu direito o que estava acontecendo e porque seus pés estavam ali naquela água fria com espuminha e bichinhos (chatos) de areia… mas você ficou ali com os pés na água olhando tudo em volta.

Falando em pés… você descobriu seus pés… você já fazia pinça com eles pra pegar brinquedos pendurados e os usava para brincar e tirar o lençol durante a noite. Mas foi só no decorrer desse mês que você aprendeu a segurar seus pés e ficar admirando. Já quis colocá-los na boca (mas ainda não conseguiu). É uma fofura quando você agarra os pés. Mamãe e papai adoram ficar olhando! Pra você os pés são fascinantes!!! É incrível observar o desenvolvimento de sua consciência corporal. Uma delícia!!!

Você está bem durinha e quando te colocamos sentada sem apoio agüenta alguns segundinhos e depois cai pros lados. Eu acho que logo logo você já vai sentar sozinha. Ainda não demonstrou interesse em rolar (para alivio da mamãe). Demonstra um certo interesse em ficar de pé - quando exercitamos puxar pelas mãos pra sentar você automaticamente tenta se forçar pra subir e ficar de pé. Quando de bruços você já sobe bastante apoiando os braços e até ensaia engatinhar (provavelmente não intencionalmente mas vai forçando as pernas pra pegar os brinquedos) mas se frustra rapidamente (abre o berreiro ou simplesmente deita depois de um tempo) pois ainda não me parece pronta pra isso. Paciência minha filha… se é isso que você quer fazer uma hora você consegue.

Já levanta os braços na nossa direção quando quer vir pro colo (mas só faz isso pra mamae e papai por enquanto). Quando quer mamar e vê a mamãe passando já se atira toda pro meu lado (se atira mesmo na direção do peito e nem quer saber). Já passa objetos de uma mão para outra.

Você chora pouco. Basicamente só chora quando tem fome, sono ou quando está superestimulada.  Se não te colocamos pra dormir logo que você demonstra sono aí você luta. Trava uma batalha contra o sono que demora 1 hora (ou mais) pra ser vencida. Também faz um chorinho quando se sente sozinha ou quando estranha as pessoas. É.. agora você começou a estranhar as pessoas e os lugares diferentes. Mas tudo bem filha. Isso é natural e esperado :) - continua querendo dormir deitada e não gosta da ideia de dormir no colo. Fora de casa a mamãe tem que se virar nos 30 quando você tem muito sono e nào tem onde te deitar.

E você passou a dormir sozinha no seu quartinho. E tem se comportado bem. Parece nem ter sentido a mudança.

Você também começou a aprender seu nome. Agora é só chamar e, em grande parte das vezes,  você vira. Seu nome, aliás, tem um significado muito bonito: "presente de Deus".  Mamae agora vai ensinar você a atender também pelo "pipoca" pois é assim que te chamo carinhosamente. 

Seus olhos ainda estão azuis e o cabelinho ainda claro. Já fez o primeiro corte de cabelo. Uma lindona! Ahhh, e você ainda gargalha só pra mamãe. Papai está ansioso pra que você gargalhe para ele também! Não deve demorar a acontecer. Mas o papai já fica todo bobo quando ele chega do trabalho e você bate as perninhas e bracinhos pedindo atenção. Fica toda sorrisos pra ele.

Vou fechando essa cartinha reafirmando o quanto eu e papai te amamos. Você é nosso solzinho! Nosso bebe d'amour! Muita coisa nova deve acontecer no decorrer do próximo mês… e a mamãe promete que fará outra cartinha contando tudinho. Amo muito escrever cartas pra você - espero que você um dia possa ler todas elas!

Com muito amor e muitos beijinhos,
Mamãe 
03/01/2013

2 comentários:

  1. Que bacana Michelle! Adorei ler a tua cartinha, acho que quando puder, a Gi vai adorar também! Muito legal mesmo, vou acompanhar teus próximos posts! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Mity, seria bom salvar cartinhas feitas à mão também...nunca se sabe se poderão se perder nesse mundão online em que vivemos hoje! Bjo grande e parabéns pela filhota linda. Gabriella também tem um significado especial "a enviada de Deus". Filho é uma benção inexplicável...muito amor! Bjão

    ResponderExcluir