Eu já assumi aqui que não entendo nadica de bebês… mas… uma coisa que todo mundo adora dar pitaco é a questão das roupas… é pitaco daqui, pitaco dali… é sogra dizendo "nào compra nada RN pq nem vai usar" ou mãe dizendo "não compra muita coisa pois vai ganhar bastante". O fato é que pode até ser que eu vá ganhar bastante ou que eu nào vá usar muitas das roupinhas porque nenê cresce rápido… mas eu gosto de olhar coisinhas e tocar e ver que coisas lindas que existem.
Aí que eu fui fazer uma investigação sobre tamanhos de roupas de bebê e fiquei um pouco perdida. Encontrei o seguinte (ainda estou perdida em quantos preciso ter de cada coisa e ando lendo fóruns de mães pra saber mas a coisa do tamanho meio que tirei algumas conclusões já):
Marcas que não usam numeração americana:
Nessas a numeração segue o P/M/G normal e, é claro, não tem como saber quanto se vai usar sem saber o tamanho que o bebê vai nascer.. mas só por guia adotei a seguinte estratégia:
RN: recém nascido. Pelo que andei lendo nem todos os bebês usam esse tamanho. Na verdade é um tamanho que existe mas que dura uma ou duas semanas máximo para um bebê normal. Se o bebê é prematuro pode durar um pouco mais mas em outro caso, talvez (já que o bebê nasce menor). Segundo o peso o bebê usa RN até por volta de 4,5kg. Considerando que alguns nascem com 4kg e pouco acho que RN se usa mesmo pouco tempo.
Minha percepção = Decidi não comprar muitas roupas RN visto o meu tamanho de do marido. Nossa Gi não tem tendência a usar muito RN dado o tamanho/peso dela nas ecografias feitas até hoje (um pouco acima da média para idade gestacional). Todavia eu provavelmente ganharei algumas peças (uma ou duas até já ganhei). Se for o caso de ela precisar eu compro mais quando necessário.
P: bebês entre 1 e 2 meses (ou entre 4,5 e 6kg). Algumas mães relatam que usam P até os 3 meses mais ou menos. Outras que usaram até os 5 meses!!!
Minha percepção = Se eu seguir isso a Gi usará P por cerca de 2 a 3 meses (agosto, setembro e, quem sabe, outubro - até 2 ou 3 meses). Lá nos fóruns as mães recomendam cerca de 6 a 10 tip tops e o mesmo em conjuntinhos calças/camisetinhas/casaquinhos. Eu não sei o quanto um bebê realmente troca de roupa mas talvez eu deva seguir a dica delas. Apesar que eu também ganharei muita coisa P, acredito! Não vou comprar muito não.
M: bebes entre 3 e 5 meses (ou entre 6kg e 8Kg). Algumas mães relatam que usaram M já a partir do segundo mês até o 4 mais ou menos. Outras que usaram somente no terceiro mês. Uma pequena parcela fala que usou até os 6 meses quando não tinha pés na parte de baixo.
Minha percepção = Se eu seguir isso a Gi usará M por cerca de 1 mês ou 2. Duvido, pelo que li, que chegue no terceiro. (outubro, novembro e, quem sabe, dezembro - entre 3 e 5 meses). Lá nos fóruns as mães recomendam cerca de 8 a 10 tip tops e o mesmo em conjuntinhos calças/camisetinhas/casaquinhos. Acho que M não ganharei muito pois a tendência é as pessoas darem roupinhas tamanho P ou RN no chá de bebê… (e pelos meses do ano que será acho que roupas mais fresquinhas devo comprar poucas M, por exemplo. pois o calor começa em novembro/dezembro e já imagino que a Gi esteja no G nessa fase. Dizem que bebê é meio friorento mas eu acho que tip top de manga comprida mais levinho, de malha alternado com pouquinhos de plush, talvez.)
G: bebês entre 5 e 7 ou 8 meses (ou entre 9 e 10kg). Tem mãe que diz que usa M já com 5 meses e param mais ou menos com 8 meses. E tem umas que já usavam G no terceiro/quarto mês
Minha percepção = Se eu seguir isso a Gi usará G por cerca de 2 ou 3 meses também (dezembro, janeiro e fevereiro, talvez - entre 5 e 7 meses). Aí o negócio é pensar em roupinha G mais fresquinha, mais modelinho verão mesmo e nada de plush e coisa muito grossa já no tamanho G.
Depois disso tem os tamanhos GG (11 e 12 kg) e daí os de idade do bebê mesmo.
Conclusão: o negócio pro começo é comprar roupinhas P e M, acredito. Sendo que os bem grossinhos (tipo plush) preferir P e M e os mais fininhos preferir M e G. Depois a roupa vai se comprando por idade/tamanho do bebê, Devo ganhar bastante P e talvez RN então o que eu investir vai ser mais M (e quem sabe G). Mas eu fiz tudo isso mais pra calcular que tipo de roupa em casa fase (quando vai ser mais inverno e quando será mais quente). Marido viaja muito a trabalho e pode ir naquelas lojas bem fofas comprar roupas para depois.. já 18 meses, 24 meses, etc…
Marcas brasileiras que aderiram ao padrão americano...
Algumas marcas brasileiras bem famosas como Lilica e Tigor (não é minha marca preferida mas uso como base por ser bem famosa) usam uma numeração baseada em PB, 1p, etc… isso pra mim era grego. Mas aí entendi o seguinte: Na verdade eles meio que aderiram ao padrão da numeração americana… (o B seria bebê)
RN 0-3 meses
PB - 3-6 meses
MB - 6-9 meses
GB - 9-12 meses
Depois de 1 ano, não se usa mais P/M/G, e sim "números". No inglês, usa-se a letra T ( 1T, 2T, 3T - e significa Toddler, que é o bebê que já anda e vai dos 12 aos 30 meses...mas confesso que não sei o que o que é que a letra P está abreviando na numeração adaptada...
1P - 12 a 18 meses
2P - 18 a 24 meses
3P - 24 a 30 meses
4P - 30+ - Infantil ( e daí começa a numeração 6, 8....etc.... )
Nesse caso acima eu vou pela indicação da marca mas vou medir uma roupa com a numeração brasileira só pra fazer um comparativo...
No final o que eu acho é que é complicado essa coisa de roupinha e que pitaco não adianta muita coisa. O negócio é tirar a média!!! Se me falarem pra não comprar muito P, por exemplo, eu mando as favas… vou ficar sem poder escolher algumas roupinhas só pq um bebê de alguém não usou? Se eu tiver que dar adiante por pouco uso, dou. Pelo menos tenho uma certa lógica a seguir pra não fazer cacaca (leia-se comprar demais de um tamanho ou então comprar para estação inadequada).
Resumão geral:
P = roupas de inverno (mais frio): plush, casaquinhos, capuz, etc…
M = roupas de inverno mais frio e algumas mais leves
G = roupas mais leves e já de verão também!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário