quinta-feira, 2 de maio de 2013

Carta para Giovanna - 9 meses


Oi Pipoca!

Mais um mesversário e mais uma cartinha. Agora você completou 9 meses e está cada dia mais fofa, querida e linda. Eu e seu pai cada dia mais orgulhosos e felizes por termos a sua companhia. Sabe, filha, eu rezo com você todos os dias e a gente pede ao papai do céu que cuide de todas as pessoas e agradece as coisas boas do dia. O que você não sabe é que, depois que você vai dormir, eu agradeço todos os dias por ter tido você e por papai do céu ter me permitido a honra de ser sua mãe! Não canso de dizer obrigada!

Mas vamos começar com a novidade mais especial do mês que passou: você está com dentinhos nascendo!!!! Na verdade dois dias depois de completar 8 meses eu senti a "serrinha" na sua gengiva na parte de baixo. E uma semana depois lá estava: o seu primeiro dente (incisivo central inferior do lado direito). Eu desconfiei pois você passou uns dias meio enjoadinha sem querer tomar nada na mamadeira e nem comer. Só queria mamar no peito e começou a pedir praticamente de hora em hora.  Como você não estava doente eu desconfiei logo que podia ser seu dentinho…

Eu acho que você estava sentindo desconforto e queria um chamego de mãe porque na maioria das vezes não queria mamar de verdade. Sugava umas três vezes e depois ficava ali agarrada em mim sem querer sair do colo nem do peito. Eu adorei ficar mais coladinha em você por uns dias, confesso!
E não é que agora, no finalzinho desse mês, um pouco antes de fazer 9 meses, observei que o incisivo central inferior do lado esquerdo também está quase rasgando a gengiva. Dessa vez, porém, você está tomando suco e água na mamadeira normalmente e não perdeu o apetite. Só a babação que está mesmo muito grande :D

Misturado com a chegada do primeiro dente você teve febre por um dia inteiro e diarréia por uns 6 dias mas logo melhorou. Por isso, nesse mês, você não engordou nem emagreceu: manteve os 9.350g e cresceu 2cm passando a medir 76cm. Aliás, está muito bem e com peso saudável e a tia Simone liberou coisas novas pra você comer: polenta mole e iogurte desnatado - novas descobertas gastronômicas que você adorou!

E sabe o que mais aconteceu de diferente nesse mês? Mamãe e papai tiveram um casamento pra ir em outra cidade e levamos o vovô Bruno e a vovó Denise junto e eles ficaram contigo enquanto íamos no casamento e na festa. E os vovôs insistiram que eu deixasse você dormir a noite toda no quarto deles e não buscasse no meio da noite. Deixei mas senti tanto sua falta que você não faz ideia. Você, os vovôs me contaram, dormiu super bem e tranquila. Eu é que não dormi nada pensando que eu queria estar com você do meu lado e que eu não estava pronta pra isso ainda. Mas… vou ter que começar a me acostumar com a ideia de te deixar crescer e conquistar sua independência, filha… só que eu confesso: ainda acho muito muito cedo pra você dormir longe da gente!

E nesse mês você também descobriu a mobilidade. Um dia, do nada, uma semana antes de fazer 9 meses, começou a tentar engatinhar. É uma fofura te ver tentando. Você ainda não consegue e cai de bruços mas tenta e tenta e tenta sem parar. Na verdade você ainda não entendeu bem o que fazer com as perninhas e se irrita um pouco quando vê que não consegue fazer fisicamente o que a sua cabeça quer. Mas calma minha filha…. tudo tem seu tempo e logo você pega o jeito e sai engatinhando. Só que você está serelepe que só… quer ir e não tem quem segure mesmo que caia no chão 10 vezes (aí você se arrasta até onde quer ir)! E você também começou a ficar de pé no seu berço e no que conseguir se erguer… e dá risada! Dá pra ver que e difícil pra você (você faz muita força pra se erguer) mas você adora ficar de pé apoiando nas coisas. Depois cansa e se senta.

Muitas mudanças, hein, pipoca? Coisa boa ver você descobrindo o mundo!

Continua sorridente que só e faladeira… Aliás, minha filha: você é faladeira!!! Fala o tempo todo. É impressionante como você gosta de falar, gritar, murmurar, tentar repetir o que falamos. Outro dia até me disse "boba". E eu fiquei feliz, pode?  Agora já parece saber que eu sou "mamã" pois ergue os braços pra mim e fala "mamã, mamã" quando quer que eu te pegue no colo. e a comida também é mamã. Está aprendendo a jogar beijo pra complementar o tchau-tchau que você já sabia fazer.

Fora isso adora bater foto. É só ver uma máquina que já abre um sorrisão!!! Continua gostando muito de brincar de bola e de esconde-achou. Continua "voando" toda feliz quando seu papai chega do trabalho. Ama música. Ama historinhas. Continua mamando no peito de dia e toma uma mamadeira de 240ml antes de dormir. Come bastante (você definitivamente é boa de garfo) e nesse mês que passou comeu abacate pela primeira vez e decidiu que não gosta mais de pêra e nem de maçã. 

Seu cabelinho já cresceu bastante e seus olhos ainda estão azuis. Descobrimos que você tem cosquinhas na barriga como eu. Adora dormir abraçada na gente. Ama ir brincar na rua. Adora os animais (os que você conhece: cachorrinhos e gatinhos).

Enfim, filha… és uma bênção em nossas vidas! Nossa pipoquinha linda de viver! 

Mil beijos
mamãe
30.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário