Pipoca,
Essa cartinha está chegando com um atraso de 8 dias. Hoje você já está com 8 meses e 8 dias. E filha… você está cada dia mais deliciosa e mais amorosa! Dessa vez eu vou começar pelas suas medidas: aos 7 meses e 28 dias você estava pesando 9.350g e medindo 74cm. Grandona e linda com seus olhos ainda azuis e umas coxas gostosíssimas de apertar. Fora o cabelinho loiro que está bem cheinho já.
E se antes você só falava "ba-ba", "bu-bu" e "gui-gui", agora você já está falando pelos cotovelos… fala "ma-ma-ma", "pa-pa-pa" (mas ainda não relaciona a mim ou ao seu pai), "gue-gue", "ga-ga", "go-go" e um monte de sons de vogais combinados de todos os jeitos entre si e combinados com essas sílabas. É uma delícia ficar ouvindo você falar. De verdade!
Sabe o que também é muito divertido? Brincar. Isso mesmo filha… brincar com você é entrar num mundo maravilhoso com infinitas possibilidades. Você tem curtido brincar de bola, especialmente com o papai mas comigo também. Se vê eu ou seu pai com a bolinha na mão indo na sua direção começa a pular sentadinha e sorrir abrindo os braços pra demonstrar o quanto está feliz. E aí a gente senta na sua frente e joga a bolinha. Você pega e joga de volta. É muito fofo!!!
Você também gosta muito de historinhas (e eu desconfio que fui eu que viciei você nisso já que leio pra você desde seus primeiros dias em casa. Antes você nem dava bola e só ficava me olhando… hoje você adora e reconhece os livrinhos). Nós nos sentamos ou deitamos juntinhas e eu leio as historinhas. Depois eu peço pra você me contar do jeito que entendeu e você desanda com seus bababas e gagagas… é bem legal perceber que você gosta das variações de voz que eu faço pois grita de felicidade.
Por conta disso comecei neste mês um jogo de historinha para aguçar sua imaginação. Você tem 13 dedoches de diversos animaizinhos e cada dia eu peço que você escolha 3 e invento umas historinhas bem legais com os três bichinhos escolhidos. No começo você só olhava atenta… hoje você puxa os dedoches do meu dedo e, creio eu (mas nunca vou saber de verdade), que finge que é um deles pois me imita movendo o dedoche pra lá e pra cá e falando do seu jeito. Você ainda é pequena demais pra saber colocar no dedo mas dá a impressão que quer "ser" um dos bichinhos.
Também gosta muito de brincar com um cachorrinho que toca musiquinhas e que fala as partes do corpo. Mas você só gosta de apertar a mãozinha roxa pois você sabe que aquela é a da musiquinha. Não importa o jeito que eu coloque o cachorrinho perto de você pois você pega e vira e desvira até achar o botão certo de apertar. E os espelhos pipoca… não pode ver um que sorri e quer tocar e quer brincar. Continua amando brincar de esconder e achar. Tem fascinação por telefones celulares e controles remotos. Uma loucura!!!
Escolhi falar bastante das suas brincadeiras preferidas neste mês pois quero que possas ler isso no futuro e lembrar como é delicioso sonhar e imaginar e ser feliz com pequenas coisas. Ahhh, desmontar o tapetinho de EVA e comer as partes também é um passatempo seu ;)
Você também tem feito suas artimanhas… finalmente resolveu rolar mas não o faz muito. O que você tem feito bastante é ir pra frente quando está sentadinha. Aí chega a ficar de bruços pois se atira pra frente e fica de brucos como cair. Daí chega o ponto em que você nào sabe o que fazer. Ora você se resolve sozinha: cansa de ficar de bruços e desvira. Ora você cansa e começa a chorar pra eu ir te "salvar". Eu espio e vejo se você vai saber se resolver sozinha mesmo quando chora (pois quero te deiar livre para explorar e aprender) mas as vezes nào tem jeito… preciso mesmo ir te salvar. Será isso um ensaio para engatinhar? Honestamente, filha, não sei. Mas não tenho pressa. Quero que você explore e aprenda no seu ritmo.
Mas você acha muitíssimo interessante mesmo é ficar de pé. Já é muito durinha. Precisa segurar na gente ou de apoio mas fica muito bem de pé. E adora, ou melhor, ama. Fica tào dura com as pernas quando tentamos te colocar sentada que na maioria das vezes consegue um tempinho a mais de apoio pra ficar de pé já que eu e seu pai somos uns babões.
Vou tentar resumir outras coisas desse mês pois senão eu me alongo demais… você já come caldinho de feijão e carne (suga ou come triturada na sopinha). Aliás, a sopinha agora é só amassada no garfo pra ter pedacinhos mesmo. Continua comendo muito bem. Ainda mama no peito durante o dia. Mas também mama fórmula antes de dormir.
É… foi um mês bem ativo e cheio de coisas… você agora tem mais um primo além da prima Nicole. O Cae (filho da sua dinda Camila) nasceu. Você é fascinada por ele (e pela prima Nicole também) e eu e seu pai achamos que você acha que ele é um brinquedo. Fora isso você aprendeu a fazer tchauzinho e pegou seu primeiro resfriado. O resfriado foi bem de levinho e nem chegou a dar febre ou tirar o apetite (e algo tira seu apetite filha?). Você teve uns dias de nariz entupido e depois coriza e umas dorezinhas pelo corpo. Nada que colo e carinho não pudessem resolver.
Só pra terminar: você elegeu o sapucho (ou como a mamãe chama: o "pucho") como seu amigo preferido de dormir. Ele é seu companheiro do soninho e você o ama. Esfrega no rostinho e dorme tranquila. O sapucho é um sapinho verde peluciadinho bem bonito. Na verdade é um paninho fofo com a carinha de um sapinho projetada para fora. É uma "naninha". Ahh, e você já vira para os dois lados para dormir, uma fofa! E adora tirar um soninho comigo e/ou com seu pai.
Desculpa se esse mês escrevi demais filha. Mas é que essas horas que passo conversando com você através dessas cartas são de muita ternura e amor. Então, pra encerrar, nesse mês vou botar um trecho que uma música que eu canto pra você pois traduz um pouco do que eu sinto (e que eu ouvia quando escrevi essa cartinha):
"Tudo de bom que você me fizer
Faz minha rima ficar mais rara
O que você faz me ajuda a cantar
Põe um sorriso na minha cara...
O que você faz me ajuda a cantar
Põe um sorriso na minha cara...
Meu amor, você me dá sorte
Meu amor!
Você me dá sorte meu amor!
Você me dá sorte
Na vida!…"
Meu amor!
Você me dá sorte meu amor!
Você me dá sorte
Na vida!…"
(Caetano Veloso e Gal Costa)
Te amo. E tenha certeza: seu pai também. (e os tios/dindos/vovôs/primos…)
07.04.2013
Já com 8 meses, parece que foi ontem que estive no teu chá. O convite de vir pra NH brincar com a Olívia ainda está de pé e vai continuar de pé pra sempre!
ResponderExcluirBeijocas
Da tua prima segunda, Daniela Roos (Dani)
PS... o convite foi feito no livro de recordações do chá de bebê que deve estar com a sua mamãe.