Ahh, ontem eu falei da Gi e nem contei sobre a escolha do nome!!!
Vamos lá...
Depois que descobrimos ser uma menina a coisa de chamar de Jamal nào dava mais, né?
Aí que não tínhamos um nome ainda...
Mas a família começou a chamar de Jamala. Nesse ponto eu emburrei mesmo. Ora ora... Jamal é fofo e vem de uma brincadeira sadia mas Jamala é ofensivo (por conta do mala) e a criança nem pode se defender. Entào cortei os naipes da galera. E fui meio rude com alguns familiares que se acharam no direito de continuar chamando de Jamala mesmo sabendo que eu nào estava gostando. Afinal, uma coisa é implicar comigo - e eu não me importo - mas com a minha filha não (entrei no modo mãe leão!)
Mas eu e maridón não conseguíamos decidir um nome... eu queria Erica (que eu amooooooo). Na verdade na hora de escolher nome eu sempre pensei o seguinte:
Quero um nome
1) Que seja curto e com grafia simples
2) Que seja fácil de pronunciar e que sofra pouca variação de grafia/pronúncia em qquer língua
3) Que seja forte e, de preferencia, nào muito comum no ranking de registros dos últimos anos do Brasil.
E na minha cabeça Erica é o nome perfeito! (e sim, sem acento e com c). Azar que no BR o certo seria Érica. Eu ia colocar sem acento e deu. Nome curto e forte cujo significado é "poderosa, rica em honras e glória". grafia fácil e pronúncia com pouca variaçào nas línguas que eu conheço ou falo
(em francês sairia um Érrricá mas até aí é charmosinho. Em inglês seria algo como Éwrica, em alemão qquer coisa como Êrica...)
Enfim, era o meu primeiro nome na lista. Depois desse tinha os tradicionais Júlia (mas Júlia tá super na moda e eu queria um nome menos comum e não entre os 100 mais registrados). E também alguns outros mas que também entrariam na lista dos mais registrados. Mas marido nào sabia o que queria. Mas entendi que ele não tava tão feliz com o Erica como eu.
Marido não se decidia por nada. Ele gostava de Júlia mas eu imediatamente cortei pelas razões acima (não batia nos meus critérios e era o 1 nome masi registrado em 2011 no Brasil). Aí ele um dia comentou Giovana. Parei e pensei. Humm...
1) Nào é um nome curto e grafia simples só se não adotarmos a grafia original italiana do nome (que tem o n dobrado)
2) Não sei se a variação de pronúncia não é muita. Acredito que é. Nào imagino a pronúncia em inglês e em francês sairia Giovaná.
3) Forte é mas no ranking de registros de 2011 no BR ele estava super na modinha (sexto lugar mas caindo em preferência).
Mas quer saber... dei o braço a torcer. Nào é um nome que eu odeio, pelo contrário, eu até gosto bastante. E eu não posso decidir tudo sozinha, nào é mesmo? O significado é "deus é gracioso". Eu posso viver com isso e acho, de verdade, um nome bem bonito.
E foi batido o martelo. Minha única exigência foi: adotar a grafia original dobrando o N. Azar que falem que vai ser complicado pra ela escrever e coisa. Sobre isso eu digo: meu nome é Michelle com dois L`s e eu sempre achei bem mais legal que com um L só. Nunca sequer sofri com isso! E, se ela perguntar, eu digo que o nome dela tem dois N`s porque o da mamãe tem dois L`s. E pronto!!!!
Portanto: Giovanna. Carinhosamente a Gi.
E assim foi a escolha do nome da nossa princesinha! Fora de todos meus quesitos mas um nome lindo!!! Eu adorei!
O que acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário