sexta-feira, 12 de julho de 2013

O (nada fácil) desmame...

Oi pessoal,

Eu sei que devo algumas postagens solicitadas mas minha filha, que agora só quer ficar de pé e caminhar pelos móveis, precisa exige atenção quase que constante. Aí os dias que a moça que me ajuda não vem em casa é dona Mity com 4 olhos e 6 braços pois tem que fazer almoço pra ela, pra mim, arrumar cama, troca-la, cuidar da casa, cuidar pra que ela não se machuque e mais um monte de coisas…

Como agora estou com um tempinho resolvi correr aqui e fazer um post sobre um assunto bem chato: o desmame. Calma… não vou sair chorando pitangas pois me sinto muito feliz por ter ido razoavelmente longe com a amamamentação (minha filha ainda não desmamou completamente mas sei que em breve isso acontecerá - mais um mês, talvez, ou duas semanas… não tenho como prever).

Ela está com 11 meses e 12 dias e começou, faz uns 3 ou 4 dias, a perder o interesse em mamar no peito. Minha história de amamentação teve seus perrengues lá no começo (não vou linkar aqui os posts mas podem procurar) só que no fim eu consegui amamentar exclusivamente até o sexto mês. Quando ela começou a comer frutas e papinhas eu ainda passei por uns perrengues de quase fazer mastites várias vezes pois a amamentação acaba diminuindo um pouco. Eu também voltei a trabalhar (trabalho a noite) o que fez com que a ultima mamada fosse de formula (desde os 7 meses). Mas durante o dia ela ainda mamava no peito.

Pois bem… desde semana passada ela já não demonstra a mesma vontade de mamar no peito que sempre teve e eu começo a reconhecer (muito embora eu queria muito amamentar até os 2 anos como recomenda OMS) que talvez seja hora de parar. Ela visivelmente demonstra que está pronta para parar.

Eu fico triste, claro, mas não vou obrigar minha filha a mamar se ela não quer. Sempre tive vontade de amamentar pelo menos até 1 ano e talvez até consiga já que, de vez em quando, ela ainda pede pra mamar assim "do nada"e mama com muito afinco nessas vezes. Mas nos horários das mamadas já se distrai demais e mais brinca do que mama o que fez eu introduzir o complemento nos últimos dias.

Apesar de ficar triste eu sinto que fiz tudo que podia para manter o maximo possível a amamentação. Fui abençoada tendo bastante leite e Giovanna foi uma baita parceira pois sempre mamou muito e muito bem.

A partir de agora é curtir os momentos que ela ainda quiser mamar e nos outros preparar  mamadeiras com muito carinho. Desmamar, seja com a idade que for, é um processo muito difícil para qualquer mãe. Mas é a independência dos nossos bebês chegando e teremos que aprender a lidar com isso, não é mesmo?

Vou tentar achar um consolo então: alô chimarrão, vinho, café com cafeína… vícios que eu parei absolutamente desde a descoberta da gravidez da Pipoca.

E vamos seguindo com a vida. Uma notícia que eu não queria dar tão cedo mas que está se aproximando. Vou torcer pra, pelo menos, ela querer mamar mais uma ou duas semanas ainda :D

Um comentário:

  1. Acho que assim é a melhor maneira de fechar esse ciclo tão importante tanto pros pequenos como pra gente. Se ela não quer é sinal de que já não precisa. ;-) Aproveita as últimas mamadas e que bom que pudeste ter esses bons (outros não tão bons... sei o que é ter uma mastite >.< ). Ainda tem muita coisa boa e descobertas pela frente e, afinal, a gente cria essas coisas fofas pro mundo. Mãe sofre ;-P

    ResponderExcluir