Me considero abençoada por ter tido a oportunidade de amamentar exclusivamente até os 6 meses. Se não tivesse tido provavelmente teria dado fórmula até os 6 meses (pois é só o que o bebê precisa). Minha filha hoje tem quase 7 meses e ainda mama no peito.
Não. Não dei chá, nem água, nem suco, nem fruta, nem nada antes dos 6 meses. Eu acredito no avanço da medicina como ciência e se esse assunto foi estudado e estudado por pessoas certamente mais competentes do que eu que recomendam dar somente leite materno (ou fórmula) até os 6 meses - me pergunto: quem sou eu pra contestar? Eu entendo de computadores pois foi isso que estudei profundamente. Deixo questões de alimentação de bebês pra quem pesquisa especificamente sobre isso.
Recebi muito apoio da maioria das pessoas que me cerca. Fiquei feliz com isso.
Mas… recebi muita crítica também. Alguns vinham me falar que eu já devia estar dando papa com 4 meses. Ou carne pro bebe sugar. Isso me entristeceu muito. Se você quer fazer diferente, faça com seus filhos. Se você não acredita no aleitamento exclusivo até os 6 meses então faça diferente com seus filhos. Mas não venha insinuar que minha filha morre de fome ou que leite materno não sustenta.
Minha filha cresceu muito bem, obrigada! Ganhou peso normal (inclusive acima do percentil 50 na curva de peso) e se desenvolveu conforme esperado pra idade. Não teve sequer anemia… não ficou doente… não teve nem resfriado ainda. Não. Ela não morreu de fome. Sim, o leite materno sozinho sustenta.
No começo eu tentava argumentar sobre a importancia e os beneficios do aleitamento materno exclusivo conforme pesquisas atuais e recomendações da OMS. Depois eu fazia cara de árvore (quando explicar e argumentar ja não adiantava mais). Por fim eu fui ficando cada dia mais chateada com isso. Isso me tocou profundamente. A ponto de eu ficar nervosa com a falta de respeito da minha decisão como mãe. Depois eu passei a fazer cara de bunda.
Pronto. Falei. Eu precisava falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário