Manobra de Kristeller - É quando o anestesista ou um enfermeiro, durante o período expulsivo empurra com força a barriga da mulher (o fundo do útero) para que o bebê “saia mais rápido”.
Essa manobra é proibida em alguns países e não é recomendada pela OMS, pois além de ser uma violência com mãe e bebê, pode prejudicar o assoalho pélvico, o períneo, causar inversão uterina, ruptura uterina, e uma série e complicações no parto e pós-parto, podendo inclusive causar a morte materna ou fetal. NÃO É INDICADA em caso algum!
Pois bem... Aconteceu no parto da Gi (lá no relato conta e eu até xinguei o anestesista). Eu não sabia o que era isso até acontecer e foi um procedimento que não me foi explicado previamente. Nao sabia dos riscos...
E digo: isso foi a única coisa ruim do parto. É desconfortável e dói. Acredito e confio na equipe que me atendeu e devem ter tido motivo para fazer (talvez eu estivesse sem tanta força pra empurrar - sei lá) mas deixo o recado pra quem quiser saber: conversem com seus obstetras e evitem essa manobra. Eu achei péssimo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário