quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Carta para Giovanna - 4 meses


Querida Giovanna,

No dia 30 de novembro você completou 4 meses de vida. Quatro meses de muito aprendizado e crescimento tanto para você como para papai e mamãe. Não fiz a carta do segundo nem do terceiro mês e é justamente por isso que essa carta será um apanhado de todo esse tempo…

Pipoca linda: aos 4 meses você já perdeu sua carinha de RN. Já começa a ter feições de bebezona com as características do seu rostinho cada dia mais evidentes. E você é linda!!! - Mamãe e papai estão um tanto confusos pois cada pessoa diz que você parece com um de nós. Alguns até dizem que você não se parece com nenhum de nós, pode? Acho um pouco cedo, ainda, pra decidir com quem você se parece. Algumas coisas, no entanto, são evidentes:
  • você tem os cílios do seu pai (que são lindos!). Você não precisará de muito rímel no futuro e muito menos curvex… seus cilios já são enormes e naturalmente curvados! 
  • você tem o cabelo fininho como o da mamãe. E, ao que tudo indica, será da mesma cor (louro escuro acinzentado). Pois é, filha, não sabemos se será liso e escorridinho como o da mamãe ou meio onduladinho nas pontas como o do papai.
  • Você tem uma boca linda de viver. Toda desenhadinha. E seus sorrisos são os mais lindos que existem.

Por enquanto você ainda tem olhos azuis. Eu e seu papai temos olhos castanhos claro e escuro respectivamente.  Estamos torcendo que você permaneça com esses olhos azuis tão fofos. Mamãe perguntou ao oftalmologista e ele disse que até os 6 meses a cor se define. Só faltam mais dois :D

Mas o importante não é com quem você se parece fisicamente. Papai e mamãe te acharão linda pra sempre independente da cor dos olhos, cabelos e qualquer outra coisa. No fundo queremos que você seja você com sua carga genética que revelará detalhes lindos!

Desde a útima carta você já aprendeu muita coisa nova, sabia? Mamãe sempre ouvia que bebês só dormiam quase que o tempo todo até o final do segundo mês. Mas sabe filha… definitivamente não foi o seu caso. Só agora, com 4 meses, é que você dorme sonecas gostosas durante o dia.

Já no seu primeiro mês você começou a conversar. Eu e seu pai achamos normal (pois nem sabíamos quando isso deveria acontecer) mas outros ficaram espantados como você quis começar a balbuciar cedo. Sim… você falava "bebelês" comigo, com seu papai e com os familiares. E conversava bastante com seus "agús" e gritinhos. Alias, até hoje… a diferença é que hoje você conversa também com seus brinquedos, com o bico do peito da mamãe, com os bichinhos desenhados nos seus cueiros… só que agora você conversa de um jeito um pouco mais avançado. Ainda não dobrou sílabas mas faz sons mais complexos e bem bonitinhos - acho que você vai ser de falar bastante! :D - E você também faz som de "crrrrhhhh" cuspindo baba com a boca. As vezes você fala coisas que até parecem palavras como "á-ga" (soa como água). Mas é claro que isso é mais a mamae ouvindo pois você ainda é pequena para entender sobre palavras e para falar alguma propositalmente.

E você também começou cedo a sorrir. Diziam que sorriso até o final do segundo mês era reflexo. Mas não foi. Você sorriu cedo também e nós percebemos logo que era reação ao estímulo. Você sorria em resposta a uma brincadeira divertida, a nossa presença… hoje em dia seus sorrisos são constantes e você é super sociável. Adora sorrir! Já aprendeu também a dar gargalhadas gostosas. É só alguém fazer uma palhaçada que você gargalha. A primeira vez que você gargalhou foi um dia a noite que mamae começou a falar em sílabas: "cho-co-la-te". Por alguma razão você gostou desse som e gargalhou. Eu e seu pai vimos. Hoje em dia você gargalha alto. Nào é muito frequente ainda mas gargalha de uma forma linda! O problema é que você ainda só gargalha pra mamae. Talvez porque eu passe mais tempo com você do que papai então eu pego esses momentos e filmo tudo pro papai ver depois. Quando ele chega do trabalho você já está cansada e só sorri sem gargalhar.  Papai faz de tudo e ainda não arrancou uma gargalhada gostosa. Tudo bem… vocês bebês sempre falam "papa" antes de "mama" mesmo… ele vai ter a chance dele de se exibir…

E a mamãe e o papai perceberam como é difícil ser um bebê… tanta coisa pra aprender... você aprende todos os dias e cada dia notamos uma habilidade nova ou uma tentativa. Até agora você já descobriu e dominou as mãos e já segura os objetos e os leva até a boca. Já aprendeu a fazer "pinça" com os pés para pegar brinquedos pendurados e olha curiosa para os seus pés. Nào sei se você já entende que eles fazem parte do seu corpo mas você os usa com os brinquedos pendurados todos os dias. Você já levanta a cabeça quando a colocamos de bruços e recentemente entendeu que suas mãos e braços ajudam a fazer apoio (mini-flexões). Você não gosta de ficar de bruços mas quando fica tenta alcançar os brinquedos e até ensaia se arrastar um pouco. 

Além disso você também usa seus brinquedos pendurados como alavanca para tentar se levantar e sentar. Já senta com apoio. Já tenta levantar a bunda se apoiando nas pernas quando está deitada (eu acho super fofo!). Já sabe virar pra um dos lados mas quase nào o faz ainda. Já aprendeu que a posição de arroto nào é ruim e fica de pé no colo (embora mamae ainda não confie em deixar sem sustentar as costas e a cabeça com a mao).  E agora você já arrota depois de mamar (milagre!!!). 

Você adora quando papai faz "polenta" na sua barriga ou te segura como "super bebê". Você fica toda durinha porque sabe o que vai acontecer. Você já aprendeu a dormir no berço e não no colo. Aliás, você aprendeu tão bem que odeia dormir no colo.  Você anda babando horrores. Muito mesmo! Se os mordedores pudessem falar eles teriam medo de você pois você morde com vontade. 

Você nos reconhece bem e dorme a noite toda. Estava, no dia 29/11, pesando 7,175g e medindo 66cm. Pois é, você é alta e provavelmente vai ser magrinha. 

Você continua mamando somente leite materno e não perde uma oportunidade de mamar. Se encolhe toda no colinho da mamãe e se aninha de uma forma bem querida. De noite você pega no sono mamando (na maioria das vezes). Difícil te acordar depois disso… Ainda não parece se interessar pela comida de gente grande. Toma as vitaminas com gosto - até o ferro que parece ser péssimo. Chega a lamber a colher. Os da seringa chega a fazer força pra levantar e chegar na seringa...

Adora tomar banho! Tanto faz se é banho relaxante de balde ou banho de limpeza na banheira com sabão... Na verdade adora o ritual do sono da noite que começa com uma massagem shantala! Bate as perninhas toda feliz!! Na hora do banho de banheira bate as pernas e joga água pra todos os lados - uma fofa! Odeia botar roupa. Dá uma choradinha sempre que é hora de colocar roupa após o banho.

E continua com a personalidade forte. Grita em protesto quando algo não agrada. Dá um jeito de mostrar que nào está contente e mostra muito bem. Faz beiço quando alguém interfere na soneca ou assusta. Já sabe fazer chorinho tipo: "Não me deixe sozinha. Sou só um bebê. Preciso de você aqui".

 Dorme das 21:30 até 07:00. Raramente acorda pra mamar. Quando acorda, porém, sai de baixo… é uma gritaria horrorosa até dar tempo do peito ir pra boca. De manhã acorda e espera quieta no berço brincando.  Quando tem sono começa a puxar a orelha… quando tem muito sono coloca a mão na frente do rosto quase como quem diz: "ei, o que eu preciso fazer para que me levem pra dormir?".

Enfim... A mamae podia  escrever um livro porque cada detalhe seu é muito gostoso de viver! Mas isso é só uma carta então mamae vai parar por aqui.  No próximo mês tem mais cartinha.

Te amo muito. Papai também!
06/12/2012